quinta-feira, 19 de julho de 2012

FORTALECENDO A FAMÍLIA

FORTALECENDO A FAMÍLIA
Pr. SERGIO e MAGALI LEOTO
CELEBRANDO A RECUPERAÇÃO


Diariamente recebemos o pedido de ajuda, de pessoas e famílias que estão passando por algum tipo de sofrimento. Alguns destes casos envolvem o relacionamento conjugal, outras vezes problemas com os filhos e até outros parentes. Evidentemente não podemos ajudar a todos e por isso indicamos ministérios e igrejas, que tem desenvolvido trabalhos confiaveis e relevantes, contribuindo para o reerguimento pessoal e familiar de tanta gente. Vamos aproveitar este espaço, para divulgar uma das entidades que temos recomendado.

O ministério “Fortalecendo a Família” deseja apresentar aos que ainda não conhecem, um projeto que tem ajudado milhares de vidas ao redor do mundo. Seu nome é “Celebrando a Recuperação”. Propõe-se a auxiliar pessoas a curarem feridas causadas por dependencias de vários tipos: emocionais, químicas, psicológicas, etc. Trabalha não apenas com os dependentes, mas também com seus familiares. São diversas as igrejas espalhadas pelo país, que já possuem encontros semanais destes grupos. A Psi. Magali Leoto cooperou com um desses grupos, em nossa comunidade a Igreja Batista de Água Branca em São Paulo-SP.

COMO E QUANDO FOI INICIADO ESTE TRABALHO?

John Backer, foi o idealizador do Projeto “Celebrando a Recuperação”, implantado e viabilizado em 1991 pelo Pr. Rick Warren na Igreja Saddleback, em Lake Forester, CA. John, recuperado e em permanente vigilância contra o alcoolismo, levou ao pastor de sua igreja este plano de ajuda, visando estender a mão ao sofrimento de tantas famílias. Em nossos dias, “Celebrando a Recuperação” já é uma realidade em boa parte do planeta. Visite: http://www.celebraterecoveryglobal.com/; http://www.celebrandoarecuperacaosp.com.br/. O representante para o Sul e Sudeste do Brasil é o pastor e psicólogo Carlos Barcelos, especialista em Terapia Familiar Sistemica que nos dá o depoimento abaixo:

O QUE É O “CELEBRANDO A RECUPERAÇÃO” - Pr. e Psi. Carlos Barcelos

Pecar é da natureza humana. Por conta do pecado, somos feridos por outros, assim como também ferimos a outros. O tempo não cura nenhuma de nossas feridas. Conselheiros falam sempre com pessoas que carregam feridas por trinta ou quarenta anos. Feridas que são deixadas sem atenção infeccionam-se e espalham essa infecção pelo corpo inteiro. O tempo apenas aumenta o sofrimento se o problema não é resolvido.

A Bíblia nos ensina como superar nossas feridas, dependências e complexos. O Celebrando a Recuperação é um programa pensado e criado para nos ajudar a aplicar em nossas vidas a Graça de Deus descrita na Bíblia. Este programa é baseado nos ensinos de Jesus Cristo. Por isso é um programa único e muito efetivo em ajudar as pessoas a mudarem pela aplicação da Graça de Deus em suas vidas. É perceptível como o Espírito de Deus tem usado este programa para transformar literalmente milhares de vidas onde quer que tenha se instalado.

Muitas pessoas estão familiarizadas com o clássico “Programa dos Doze Passos”, sugeridos por Alcoólicos Anônimos.  Incontáveis pessoas foram ajudadas por esse programa que, por sua natureza, não é confessional. O conceito de Deus por definição é aberto para que cada pessoa entenda a Deus conforme sua própria definição.

A diferença entre o Celebrando a Recuperação e os grupos anônimos é que definimos o Poder Superior, Jesus Cristo. Associados com o Programa dos Doze Passos, estão os “Oito Princípios de Recuperação”, baseados nas Bem Aventuranças, citadas por Jesus no Sermão do Monte.

Há sete características que tornam o “Celebrando a Recuperação” um programa único :

1. Este programa é baseado na Palavra de Deus, a Bíblia. Jesus começou seu ministério lançando as bases do Reino, conhecidas como as Bem Aventuranças. Elas apontam o caminho da Recuperação, da integridade, crescimento e maturidade espiritual.

2. Este programa olha para a frente. Em vez de prender-se e revolver-se no passado, revivendo memórias doloridas vez após vez, o Celebrando a Recuperação foca-se no futuro. Apesar do que já aconteceu, a solução é começar a tomar decisões sábias e depender do poder de Cristo para nos ajudar a fazer as mudanças necessárias.

3. Este programa enfatiza a responsabilidade pessoal. Em vez de adotar um jogo de acusação e desculpas, cheio de vitimização, o programa ajuda as pessoas a enfrentarem suas próprias escolhas pobres e tratar com elas usando os recursos disponíveis. Não podemos controlar o que acontece conosco. Mas podemos controlar como respondemos a tudo. Este é o segredo da felicidade.

Quando paramos de desperdiçar tempo querendo consertar a culpa, teremos mais energia para resolver o problema. Quando paramos de esconder nossas próprias faltas, e paramos de culpar a outros, então o poder restaurador de Cristo pode começar a trabalhar em nossas mentes, vontades e emoções.

4. Este programa de recuperação enfatiza um compromisso espiritual com Jesus Cristo. O terceiro principio apela às pessoas que façam uma rendição total de suas vidas a Cristo. Recuperação duradoura não acontece sem este passo. Todo mundo precisa de Jesus. O  Celebrando a Recuperação é totalmente evangelístico em sua natureza. Não se surpreenda se este programa se tornar o meio mais efetivo de alcançar pessoas para o Reino. Vidas mudadas sempre atraem outras que querem ser mudadas.

5. Este programa de recuperação utiliza a verdade bíblica de que nós precisamos um do outro a fim de crescermos espiritual e emocionalmente. Isso é feito com a interação em pequenos grupos e a camaradagem de uma comunidade acolhedora.

O Celebrando a Recuperação está baseado no princípio do Novo Testamento pelo qual sabemos que não nos damos bem enquanto sozinhos. Se sua igreja está interessada em começar pequenos grupos, esta é uma grande maneira de começar.

6. Este programa de recuperação cuida de todos os tipos de hábitos, feridas e complexos. Alguns programas de recuperação lidam apenas com alcoolismo ou uso de outras drogas ou outro problema apenas. Mas o Celebrando a Recuperação é um “grande guarda-chuva” sob o qual um numero ilimitado de questões pode ser tratado.

7. Este programa de recuperação produz ministros leigos. Sendo bíblico e baseado na igreja local, ele produz um continuo fluxo de pessoas movendo-se em direção ao ministério depois que encontraram a recuperação em Cristo.

O tamanho da igreja não é impedimento para começar um ministério do Celebrando a Recuperação. Você pode começá-lo como um pequeno grupo de pessoas e observá-lo em crescimento pelo boca-a-boca. Você não conseguirá mantê-lo em segredo por muito tempo.

Você verá vidas mudando de formas dramáticas. Verá casamentos sem esperança restaurados e pessoas libertas de todo tipo de hábitos pecaminosos, complexos e feridas, à medida que permitem que Jesus seja Senhor de todas as áreas de suas vidas. A Deus seja a glória!

FORTALECENDO A FAMÍLIA - Pr. SERGIO e MAGALI LEOTO
VOCÊ GOSTARIA DE NOS LEVAR À SUA IGREJA? AGENDE UM TRABALHO PARA 2012:

Informações: Envie um e-mail para smleoto@uol.com.br , ou telefone para nós:
(11) 3288-2964 e 9957-0451. http://www.sergioemagalileoto.com.br/


Divulgação:

http://cultura-calvinista.blogspot.com

http://metodologiadoestudo.blogspot.com

http://direitoreformacional.blogspot.com

http://biologiareformacional.blogspot.com  


VÍDEOS INTELIGENTES:

http://academiaemdebate.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário